quarta-feira, junho 02, 2010

A minha Rua - Estrada Nacional 2 em Rossio ao Sul do Tejo

O portal "A minha Rua" do Portal do Cidadão, deveria ser um meio de os municipes verem os seus problemas resolvidos. Mas não!

Na minha vida pessoal tenho que me deslocar amiude ao Cabrito.
No dia 17.02.2010 resolvi relatar em "A minha Rua" a situação em que se encontra a estrada nacional 2 (Av. Dr.Henrique Augusto da Silva Martins) junto à antiga moagem. A referida estrada encontra-se com um buraco só.

O referido relato foi registado com o nº 1076 e diz o seguinte:
"Esta avenida encontra-se praticamente intransitável em quase toda a sua extensão mas com especial incidencia no troço entre o cruzamento para a estação da CP e o cruzamento do Cabrito."
A resposta que obtive:
"A manutenção da rede viária em todas as freguesias, excepto S. João, foi objecto de delegação de competências nas Juntas de Freguesia, através de protocolo. A reposição geral do pavimento, como é sugerido, depende da decisão da Câmara e será executada por empreitada que decorrerá na DPE (Divisão de Empreitadas e Projectos). Relativamente à questão formulada pelo munícipe, temos a referir que se encontra em curso na DPE o levantamento topográfico do local para elaboração de projecto de requalificação da via."

Entretanto, fui também informado que a situação já havia sido relatada. Fui ver e efectivamente assim era.

Ocorrencia 1048 de 14.02.2010 do municipe Nuno Miguel:
"Neste entroncamento que se situa a ligação para a rua da estacao do rossio o piso encontra-se em muito mau estado de conservação sendo um local de muito movimento acho que deveria ser reparado com uma camada nova de alcatrao."
Resposta Chapa 5:
"A manutenção da rede viária em todas as freguesias, excepto S. João, foi objecto de delegação de competências nas Juntas de Freguesia, através de protocolo. A reposição geral do pavimento, como é sugerido, depende da decisão da Câmara e será executada por empreitada que decorrerá na DPE. Temos a referir que se encontra em curso na DPE o levantamento topográfico do local para elaboração de projecto de requalificação da via."

Entretanto, em 23.02.2010 a D. Maria Fernandes relatava na ocorrencia 1165 a mesma situação, mas já em tom de desespero:
"A estrada entre liga o Rossio e a Arrifana, mais concretamente desde a zona da Pastelaria Rossiense até à saída da Arrifana, encontra-se em péssimas condições de conservação, com buracos atrás de buracos (alguns já autenticas crateras). Será que a Câmara Municipal não se preocupa com esta entrada da cidade? Será que a Câmara Municipal não se preocupa com este cartão de visita? Será que a Câmara Municipal não se preocupa com os seus munícipes? Será que essa preocupação só interessa em periodo pré-eleitoral? Quero acreditar que não será esta a forma de agir destes novos eleitos, em quem eu confiei e a quem dei o meu voto. Peço, em meu nome e em nome de todos aqueles que diáriamente destroem as suas viaturas ao circularem nesta via para chegarem aos seus empregos, que seja dada resolução a este problema com a máxima urgência. Obrigado."
Resposta:
"A manutenção da rede viária em todas as freguesias, excepto S. João, foi objecto de delegação de competências nas Juntas de Freguesia, através de protocolo. A reposição geral do pavimento, como é sugerido, depende da decisão da Câmara e será executada por empreitada que decorrerá na DPE (Divisão de Projectos e Empreitadas), nesta autarquia. Relativamente à questão formulada pela munícipe, temos a referir que se encontra em curso na DPE o levantamento topográfico do local para elaboração de projecto de requalificação da via. O prazo previsto para a conclusão do projecto e o inicio da obra será o final deste ano de 2010."

Destes relatos, se depreende que a Camara se está borrifando para os seus municipes, e que é mais importante viajar a Cabo Verde ou fazer estatuas vermelhas do que reparar as estradas que servem as populações.
Também se pode ver a incompetência dos serviços da Câmara nomeadamente da DPE, que demora 1 ano para fazer um projecto para reparação de uma estrada.

Ah! Para remediar a situação podiam dar um jeitinho naquilo? As suspensões agradecem.

1 comentário:

O Cidadão abt disse...

A resposta da câmara de Abrantes ao Portal do Cidadão é um liminar Ctrl-c, Ctrl-v.

Naturalmente que terão respostas pré-formatadas para temáticas distintas!
È uma questão de ensaiar...