quarta-feira, junho 06, 2007

Dia D - 6 de Junho de 1944

Faz hoje 63 anos que numa madrugada as praias da costa francesa acordaram de maneira diferente. De noite já as tropas especiais tinham aterrado em terras gaulesas para tomar pontos chave essenciais, sempre em colaboração com a resistência francesa (De Gaulle fora informado na véspera).
Os alemães não esperavam o ataque devido ao mau tempo e o Marechal Rommel que até era um génio militar aproveitou para ir passar curtas férias à Alemanha, alegando que com mau tempo os aliados não atacariam. Além disso, os nazis acreditavam que o ataque seria em Pas-de-Calais, por ser a parte mais estreita do Canal da Mancha ...
Aí é que os aliados os fintaram: foi na parte mais larga do canal da Mancha e com mau tempo, ganhando o factor surpresa.
Agora a Alemanha tinha duas frentes de batalha: a leste (já completamente perdida) e uma nova frente a Ocidente, tal como outra em Itália.
Claro que os Militares alemães, que não tinham a cegueira nazi de obedecer a um louco paranóico que mandava na Alemanha, sabiam que a guerra esta perdida. Talvez por isso, se justifique o atentado falhado de 20 de Julho de 1944, em que os cabecilhas eram militares de alta patente (Rommel, envolvido, deram-lhe duas hipóteses: ou era julgado em tribunal e condenado à morte ou suicidava-se e a sua família seria poupada, escolheu a segunda hipótese), em Agosto Paris era libertada ... Aliás, quando os aliados lá chagaram, já a Resistência Francesa tinha libertado Paris, agora era o assalto final à Alemanha.
Foi, de facto, a grande viragem na Guerra e mais uma frente de batalha para a Alemanha.
Vemos também a comandar esta operação um futuro Presidente dos EUA: Eisenhower, quando os alemães julgavam que a operação seria comandada por Patton, um verdadeiro militar e talvez o único General aliado que os alemães realmente temiam, tal como os aliados temiam Rommel....


Texto de Rui Lopes

Sem comentários: